domingo, 22 de fevereiro de 2009

The Beatles

Biografia



O grupo The Beatles surgiu em meados da década de 50, na Inglaterra. Os quatro garotos de Liverpool se tornaram uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos graças à sua genial criatividade e ao pioneirismo que ousaram usar em quase tudo que fizeram. Introduziram novos padrões musicais e comportamentais e foram um dos primeiros grupos pop a utilizar técnicas instrumentais avançadas e arranjos complexos em suas músicas. Foram, também, os inventores dos videoclipes.

A história da banda começa em 1956 quando John Winston Lennon, até então um estudante forma a sua primeira banda de rock. Visto que todos os componentes eram alunos da Quarry Bank High School a banda é nomeada The Quarrymen e passa a tocar em igrejas e festas escolares. Lennon era o líder da banda e responsável pelos vocais e guitarra. Em uma das apresentações a banda é observada e admirada por James Paul McCartney que logo se identifica com John Lennon visto que ambos apreciavam os mesmo estilos musicais e tinham ambições semelhantes. Paul McCartney foi convidado a entrar para o grupo e trouxe consigo George Harrison, que também tocava guitarra. John convenceu um amigo, Stuart Sutcliffe, a comprar um contrabaixo e se juntar a eles. O baterista Pete Best se juntou aos outros rapazes para completar a banda.

Porém, alguns do membros não estudavam mais no Quarry Bank High School, o que forçou a banda a mudar o seu nome. Durante algum tempo se apresentaram com nomes diferentes, e mais tarde se batizaram The Beetles (Os Bezouros), alusão à banda The Crickets (Os Grilos) de Buddy Holy. A grafia correta foi mudada para The Beatles, fazendo analogia à geração rebelde dos anos 50, chamada "beat".

Os Beatles foram convidados, em 1960, para se apresentar em Hamburgo, Alemanha, numa pequena excursão com outras bandas de Liverpool. Foi quando conheceram Ringo Starr, que assumiu definitivamente a bateria. Nessa época, Stuart deixa a banda, e Paul passa a tocar baixo. Durante os shows foi gravado um CD que se tornou uma das piratarias mais disputadas.

Os garotos foram descobertos pelo empresário Brian Epstein, responsável pelo sucesso e fama dos Beatles. Foram aceitos pelo selo Parlaphone, da gravadora EMI.

O primeiro álbum foi lançado em 1962, contendo canções como "Love Me Do" e "P.S. I Love You". Esse LP lançou a banda direto para os primeiros lugares das paradas, local que ocupou por diversos anos.

Dois anos mais tarde a beatlemania começou e foi registrada no filme "A Hard Day's Night", que documentava um dia na vida dos Beatles e que foi acompanhado pela trilha sonora de mesmo nome. Mais do que discos a banda vendia todos os tipos de material publicitário e artefatos relacionados à banda. Aproveitando a repercussão da turnê nos Estados Unidos é lançado às pressas o álbum "Beatles For Sale".

Em 1965 é lançado "Help!". O disco registrava o momento de pressão por que passava a banda para atender aos fãs e à gravadora. A banda, principalmente Lennon, aumenta a sua experiência com drogas até que então decidem não mais se apresentar ao vivo. No final deste mesmo ano foi lançado mais um LP, Rubber Soul, com arranjos complexos, instrumentos exóticos e letras elaboradas, ao invés das músicas simples do começo da carreira. Assim teve início a fase psicodélica da banda e o fim da beatlemania.

Em 1967, é lançado o álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". O disco disputa com "Piper at Gates of Dawn", do Pink Floyd, o marco inicial do rock progressivo. Sucesso absoluto de público e crítica.

A decadência da banda começa no mesmo ano, com a morte de Brian Epstein por overdose. As coisas ficavam cada vez mais difíceis, e apesar do lançamento de bons álbuns, a banda não conseguia quitar as dívidas de sua nova gravadora, a Apple.

O clima ficou pesado nas gravações do "White Album". O disco foi duramente criticado pela mídia em geral por ser considerado uma espécie de auto-indulgência. Depois deste ainda viriam "Yellow Submarine" e "Abey Road" , todos gravados com a intenção de fazer o nome dos Beatles voltar a ser tão disputado quanto antes. Enquanto isso, Paul McCartney e John Lennon já se arriscavam carreiras solo, sem admitir problemas internos no grupo.

Os Beatles anunciaram sua separação oficial logo após o lançamento de Let it Be,no ano de 1970.

Várias coletâneas e músicas inéditas ainda são lançadas até hoje e muitos fãs que esperavam a volta do grupo e só perderam as esperanças quando, em 1980, John Lennon foi assassinado, segundo a polícia de New York, por um fã alucinado, bem em frente a porta de seu prédio.

Em 1994, Paul, Ringo e George se reuniram para acabar uma canção deixada por Lennon, chamda "Free as a Bird". Aproveitaram e lançaram o álbum Anthology 1, reunindo essa música junto com materiais raros da banda. Eles lançaram "Real Love", outra composição de Lennon, que aparece no álbum Anthology 2; e em 1996 os ex-Beatles soltam o Anthology 3, completando a trilogia.

Em 2003, chega uma nova versão de "Let It Be", intitulada "Let It Be...Naked", sem os arranjos e intervenções do produtor Phil Spectore que, segundo Paul McCartney, é como o disco deveria ter sido conhecido desde o princípio. Em 2005 chegou`às lojas algumas coletâneas da banda e uma nova versão do álbum “Rubber Soul”, trazendo o repertório original do material na voz de grandes nomes do cenário musical. O álbum, batizado de “This Bird Has Flown - A 40th Anniversary Tribute To The Beatles”, chegou em outubro ao mercado com a presença de artistas como Ben Harper, The Donnas, Ben Lee, Ted Leo, entre outros.

Esse link embaixo e uma biografia especial da banda
vale a pena conferir.
http://www2.feevale.br/interativa/projetos/cienciaesociedade/acervo/2008/apresentacoes/The%20Beatles%20biografia%20discografia%20e%20fases.pdf

Esses links abaixo estão funcionado
baixem a vontade.


* 1962 - Live in Hamburg
* 1963 - Meet The Beatles!
* 1963 - Please Please Me
* 1963 - With The Beatles
* 1964 - A Hard Day's Night
* 1964 - Beatles For Sale
* 1965 - Candlestick Park (Live)
* 1965 - Help!
* 1965 - Rubber Soul
* 1966 - Oldies But Goldies
* 1966 - Revolver
* 1966 - Yesterday and Today (senha:www.chilewarez.org)
* 1967 - Magical Mystery Tour
* 1967 - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
* 1968 - The White Album (2cd´s)
* 1969 - Abbey Road
* 1969 - Yellow Submarine
* 1970 - Let It Be
* 1970 - The Beatles Again
* 1973 - Blue Album 1967-1970 - partes 01, 02 e 03
* 1973 - Red Album 1962-1966 - partes 01 e 02
* 1976 - Rock n' Roll Music (2cd´s)
* 1977 - At The Hollywood Bowl - live
* 1977 - Love Songs
* 1979 - Rarities
* 1980 - Ballads
* 1982 - Reel Music
* 1982 - 20 Greatest Hits
* 1988 - Past Masters, Volume 1 - partes 01, 02 e 03
* 1988 - Past Masters, Volume 2
* 1993 - Live at Shea Stadium
* 1994 - Live at the BBC CD1 e CD2(senha:www.chilewarez.org)
* 1995 - Anthology 1 CD1 e CD2
* 1996 - Anthology 2 CD1 e CD2
* 1996 - Anthology 3 - partes 01, 02 e 03
* 1997 - Tropical Tribute To The Beatles
* 1999 - Yellow Submarine Songtrack
* 2000 - The Beatles One
* 2003 - Let It Be... Naked
* 2006 - Love CD1 e CD2

Oo...maravilha...se tiver faltando algo favor reportar para que eu possa procurar...
1963 - Please Please Me


1963 - With The Beatles


1964 - A Hard Day's Night



1964 - Beatles For Sale


1965 - Help!



1965 - Rubber Soul



1966 - Revolver



1967 - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band



1967 - Magical Mystery Tour



1968 - The Beatles (The White Album)

Os 40 anos do álbum branco dos Beatles

Fonte: O Globo
Texto: Jamari França

"The Beatles", mais conhecido como o álbum branco, foi lançado na Grã-Bretanha em 22 de novembro de 1968. É considerado o começo do fim dos Beatles porque já não demonstravam a mesma união de antigamente. John, Paul e George trabalharam várias canções sozinhos e os três usavam os demais como se fossem músicos de estúdio. O álbum branco tem 13 músicas de John, 11 de Paul, quatro de George, uma de Lennon e McCartney e uma de Ringo.

Em fevereiro, os quatro Beatles foram a Rishikesh, na Índia, para o centro de meditação do guru Maharishi Mahesh Yogi, que tinham conhecido no ano anterior durante um período de meditação no País de Gales em agosto. Concentrados lá com seus violões, eles compuseram adoidado e John até brincou que Ringo tinha composto sua primeira canção, "Don't pass me by", graças às vibrações inspiradoras da meditação. Ainda na Índia eles gravaram demos acústicas da maioria das canções.

As gravações começaram dia 30 de maio em Abbey Road com “Revolution 1”, de John Lennon, e terminaram dia 13 de outubro com "Julia", do mesmo Lennon. Eles também gravaram nos Trident Studios onde havia uma máquina de oito canais e, antes de acabarem, “Abbey Road” também ganhou oito canais. A idéia era fazer um disco de rock não rebuscado como o anterior ''Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band'', com os instrumentos usados pela própria banda.

A capa toda branca é um contraponto à de Sgt Pepper's, excessivamente rebuscada, com mil elementos visuais. A simplicidade não vingou totalmente porque o álbum duplo trazia encartado um grande poster com colagens na frente e as letras atrás e um retrato de cada um dos quatro. O nome da banda estava impresso em alto relevo na frente, também em branco, e as primeiras edições tinham o número de cada cópia. Na segunda capa havia os nomes das músicas e, na terceira capa, fotos individuais em preto e branco.

1968 foi um ano de grandes acontecimentos. A guerra encarniçada no Vietnam e a revolta se espalhando pelas universidades americanas. O maio de 1968 na França (foto), o endurecimento da ditadura no Brasil e a primavera de Praga sufocada pelos tanques soviéticos em agosto. Um ano de grandes discos: "John Wesley Harding" (Bob Dylan), "We're only in it for the money" (Frank Zappa and the Mothers of Invention), "A saucerful fo secrets" (Pink Floyd), "Beggar's banquet" (The Rolling Stones) e "Electric Ladyland" (Jimi Hendrix Experience), entre outros. E filmes marcantes como "Z" (Costa Gavras), "Teorema" (Pier Paolo Pasolini), "O bebê de Rosemary" (Roman Polanski). Nos livros destaque para "Do androids dream of electric ship" (Philip K Dick), inspirador de "Blade runner", "The armies of the night" (Norman Mailer), "The electric kool aid acid test" (Tom Wolfe) e "Castaneda: Os ensinamentos de Don Juan: o caminho yaqui do conhecimento" (Hellen Ker e outros).

Back in the USSR (Paul McCartney) - Os Beatles eram proibidos na União Soviética e esta música saiu três meses depois de as tropas soviéticas sufocarem a Primavera de Praga, o que provocou acusações de que seu autor, Paul McCartney, estivesse defendendo o comunismo. Claro que não era nada disso. Paul disse que fez uma paródia dos Beach Boys e um contraponto com "Back in the USA" de Chuck Berry. Ele achou divertido falar da URSS como se fosse os EUA e das garotas da Ucrânia como se fossem as garotas da Califórnia (''California girls'', música dos Beach Boys).

A canção foi gravada nos dias 22 e 23 de agosto sem a presença de Ringo Starr, que brigou com Paul por causa da levada de bateria e resolveu deixar o grupo (voltou dia 5 de setembro). No dia 22 gravaram a base com Paul na bateria, George na guitarra solo e John no baixo num rock energético. No dia 23 gravaram mais duas baterias, Paul e George nas guitarras solo, dois baixos (Paul e George), Paul colocou a voz, John e George fizeram vocais a la Beach Boys e bateram palmas. O engenheiro Ken Scott levanta a hipótese (mas não afirma) que John e George gravaram as duas baterias e foi feita uma montagem. Naquela época isto era feito com gilette, cortando e colando as fitas.

O som do avião a jato foi gravado no aeroporto de Londres. O chefe da seção de efeitos especiais Stuart Eltham afirmou que se tratava de um avião Viscount, não disse de que companhia, e estava arquivado como "Volume 17: Motor a jato e a pistão".

Dear Prudence (John Lennon) - A Prudence do título é irmã da atriz Mia Farrow. Ambas estavam na Índia e Prudence se mostrava muito arredia, trancada em seu bangalô com seus exercícios de meditação. A letra a chama para sair e brincar que o sol brilha, o céu está azul, está tudo lindo e ela também. John e George gravaram as guitarras em estilo dedilhado - John no canal direito segurando a música inteira, George solando no canal esquerdo. Paul gravou a bateria, tudo isso no dia 28 de agosto. No dia seguinte, Paul gravou o baixo, John o vocal com dobra e os vocais, pandeiro e palmas gravados por Paul e George. O primo de Paul, John MCCartney, o cantor e guitarrista contratado da Apple Records, a gravadora dos Beatles, Jackie Lomax e o roadie Mal Evans ajudaram nos vocais e palmas. No dia 29, Paul gravou piano e flugelhorn. Paul dá uns vacilos na bateria durante a levada, mas no final ele manda ver nas viradas. A canção devia terminar com palmas e gritos, gravados por todos, mas não vingou na forma final. A canção começa em fade in e acaba em fade out.

Glass Onion (John Lennon) - John sempre se divertiu com as interpretações que davam às letras dos Beatles e gostava de colocar coisas sem sentido. A letra de "Glass Onion" é toda construída para provocar um curto circuito nesse povo. Ela se refere a outras músicas dos Beatles num texto totalmente non sense que fala em olhar através de uma cebola de vidro/monóculo. As canções citadas são "Strawberry fields forever" ("I told you about Strawberry Fields/ you know the place where nothing is real"), "I am the walrus" ("Well here's another clue for you all/The walrus was Paul''), "Lady Madonna" ("Lady Madonna trying to make ends meet"), "Fool on the hill" ("I told you about the fool on the hill") e "Fixing a hole" ("Fixing a hole in the ocean").

A canção foi gravada nos dias 11, 12 e 13 de setembro. No primeiro dia foram 34 takes da base com John (violão), Paul (baixo, piano), George (guitarra solo) e Ringo (bateria). No dia seguinte, gravou-se o vocal de John e um pandeiro de Ringo e, no dia 13, piano e bateria. No dia 10 de outubro, foram gravadas as cordas por um octeto com quatro violinos, duas violas e dois cellos. Na mixagem, a bateria ficou no canal direito, o baixo seco de Paul no esquerdo. Quando John cita "Fool on the hill'' há, no canal direito, uma breve flauta tirada da música e gravada no dia 16 de setembro com auxílio de um gravador por Paul e John.

Ob-la-di Ob-la-da (Paul McCartney) - Uma canção infantil de Paul em ritmo de ska que ele sugeriu como single, mas os outros discordaram. O grupo Marmalade gravou e foi ao primeiro lugar. A história de Desmond, dono de uma carrocinha no mercado, e Molly, cantora numa banda. Eles se casam, têm dois filhos, de dia trabalham no mercado, de noite ela canta num bar. Paul levou a banda à loucura fazendo e refazendo a canção num total de 42 horas de trabalho nos dias 3,4,5,8,9,11 e 15 de julho. Paul cantou, fez vocais dobrados e tocou baixo; John fez vocal e tocou piano; George fez vocal e tocou violão e Ringo bateria, bongôs e percussão. Todos bateram palmas e fizeram "percussão de boca", além dos inúmeros barulhinhos e falas ouvidos ao longo da canção. Exemplos: John canta "arm" e George canta "legs" depois de Paul cantar "Desmond let the children lend a hand". E George ainda canta "foot".

Paul gravou uma guitarra em tom grave para soar como um baixo, John o piano da introdução com o detalhe de ter tocado em desespero porque Paul não se dava satisfeito, gravando mais e mais takes. No dia 11 gravaram três saxofones e um piano elétrico por Nicky Hopkins, o grande músico que tocou muito tempo com os Rolling Stones. Paul levou uma cópia da canção para casa e, no dia 15, gastou boa parte da sessão, que foi de 15h30 às 3h30 da madrugada, refazendo a voz.

Wild honey pie (Paul McCartney) - Gravada por Paul sozinho no dia 20 de agosto, enquanto John e Ringo trabalhavam em “Yer blues” e em “Revolution 9” em outro estúdio. George tinha viajado para a Grécia, na primeira vez em que um Beatle se ausentava durante a gravação de um álbum. É uma brincadeira em cima de outra música de Paul no disco, "Honey pie".

"The continuing story of Bungalow Bill" (John Lennon) - Canção bem humorada que John fez na Índia inspirado em um americano que também estava em Rishikesh: Ele se ausentou por uns dias para caçar tigres e depois voltou para continuar seus estudos de aperfeiçoamento espiritual. Diante de uma figura dessas, John partiu para a gozação: "Ele saiu para caçar tigres com sua arma e um elefante/ Em caso de acidentes, ele sempre levava sua mãe/ Ele é aquele americano saxão filho da mãe com cabeça em forma de bala", daí ele chamava para o refrão com "Cantem todas as crianças". Todo mundo que estava em Abbey Road foi convocado para cantar o refrão e fazer uma zona para o final da canção, incluindo Yoko Ono e Maureen Starr, mulher de Ringo. Yoko Ono canta em dois versos na terceira estrofe. Ela faz "But when he looked so fierce", aí John "his mummy butted in". Em seguir ela e John cantam "If looks could kill it would have been us instead of him".

A canção foi gravada num único dia, 8 de outubro, numa sessão de gravação que durou 16 horas, de quatro da tarde às oito da manhã do dia nove (aniversário de John, 28 anos) com gravações de “Long long long”, “I'm so tired” e “Bungalow Bill”. John e George tocaram violões, Paul tocou baixo, Ringo bateria e pandeiro. Chris Thomas tocou mellotron fazendo sons de bandolim e trombone.

"While my guitar gently weeps" (George Harrison) – George teve dificuldades em gravar suas quatro canções incluídas no álbum branco. "Tive que fazer umas 10 de John e Paul antes que me dessem uma chance", contou ele em 1987. Foram cinco sessões nos dias 25 de julho, 16 de agosto, três, cinco e seis de setembro. George tocou violão e órgão e a voz principal com dobra, Paul piano, órgão e baixo distorcido (canal direito), John guitarra e Ringo bateria e pandeiro. O grande trunfo é o solo de Eric Clapton, gravado no dia seis de setembro com uma Gibson Les Paul depois de muita insistência de George. "Ninguém toca num disco dos Beatles," relutou Eric e George respondeu que a música era dele e queria que Eric tocasse. Os dois eram muito amigos, moravam perto e se freqüentavam, a ponto de Eric se apaixonar pela mulher de George, Pattie Boyd.

George disse que a presença serviu para que os demais Beatles trabalhassem com entusiasmo, em vez de relutância. Eric não foi creditado na época por problemas contratuais. A letra era uma aplicação dos ensinamentos aprendidos na Índia com uma abordagem condescendente que mereceu críticas: "Eu não sei como alguém te controlou. Eles te compraram e te venderam. Eu olho para todos vocês e vejo o amor dormindo, enquanto minha guitarra gentilmente chora." A música partiu de duas palavras "gently weeps" numa página do I Ching que George abriu ao acaso.

"Happiness is a warm gun" (John Lennon) – O título violento foi achado por John numa revista de armas, uma sugestão de que a felicidade é uma arma quente, ou seja, que acabou de ser usada contra alguém. A letra é mais um exercício de non sense para perturbar os que buscam significados nas letras dos Beatles. "Ela não é uma garota que perde muito. Ela conhece bem o toque da mão de veludo como um lagarto numa janela" e por aí vai, com alusão também a drogas "Preciso de um pico porque estou indo para baixo". O nome da música também foi associado a drogas, como se "arma" quisesse dizer "seringa". O recém falecido Neil Aspinall, assessor dos Beatles desde Liverpool, disse que ele e John fizeram muitos versos juntando palavras aleatóriamente. Uma referência pelo menos é verdadeira, o "homem na multidão com espelhos multicoloridos nas botas" é referência a um cara que botava espelhos nas botas para olhar por baixo das saias das mulheres em jogos de futebol.

A interpretação é uma das melhores de John em disco. Começa suave e vai num crescendo à medida que ele enuncia a letra, até a parte final inspirada em doowop, com sua voz gritada (canal direito) e o coro de resposta feito por ele, Paul e George (canal esquerdo). John tocou guitarra, George guitarra distorcida, Paul baixo, órgão e piano. Foram 70 takes nos dias 20, 23 e 24 de setembro. John decidiu que a primeira parte do take 53 e a segunda parte do take 65 eram as melhores. Daí fizeram a edição no dia 25.

Os 40 anos do álbum branco dos Beatles (Segunda parte)

Os Beatles como o guru Maharishi Mahesh. Foi no ashram dele na Índia que foram compostas a maioria das canções do álbum branco

“The Beatles”, o álbum branco dos Beatles, entrou em várias listas de melhores de todos os tempos. Numa eleição promovida em 1997 pela loja inglesa de discos HMV em parceria com o Canal 4, o jornal “The Guardian” e a “Classic FM”, o álbum ficou em 10º lugar na lista de “Músicas do milênio”. A mesma posição ele ocupou na lista dos 500 discos mais importantes de todos os tempos da revista americana “Rolling Stone”. A revista ''Time'' colocou o álbum entre os 100 mais importantes de todos os tempos numa lista por década, sem ordem de classificação. Nos Estados Unidos, é o décimo disco mais vendido da história com 19 discos de platina ou 19 milhões de cópias vendidas. O álbum foi lançado em 22 de novembro de 1968 na Grã-Bretanha, e no dia 25 nos Estados Unidos.

Nas entrevistas que deu para a série de DVDs “The Beatles anthology”, Ringo Starr disse que, para ele, o pior da fase de gravação mais elaborada da banda era ficar um tempo sem fazer nada nos estúdios até chegar sua vez. E, muitas vezes, quando chegava, o baterista tinha que reproduzir o que o autor da canção queria, em vez de o deixarem livre para elaborar sua participação. Nas gravações do álbum branco, Ringo perdeu finalmente a paciência. Irritado com as instruções de Paul McCartney na gravação de “Back in the USSR”, saiu batendo a porta (metaforicamente) e disse que estava fora da banda. Isso aconteceu em 22 de agosto de 1968. O trabalho não parou. Enquanto cortejavam o baterista para que voltasse, o trio gravou “Back in the USSR” e “Dear Prudence” com Paul na bateria. No dia cinco de setembro, Ringo voltou e encontrou seu kit decorado com flores azuis, brancas e vermelhas (idéia de George Harrison). No futuro, ele se referiu ao incidente como o início de “meses e anos de angústia”.

“Martha my dear” – Paul McCartney – Gravada sem os demais Beatles nos estúdios Trident, Paul se revezou entre piano, baixo, guitarra, bateria, palmas e vocal com dobra. Foram dois dias de trabalho, quatro e cinco de outubro, com 14 músicos fazendo sopros e cordas: quatro violinos, duas violas, dois cellos, três trumpetes, flugelhorn, trombone e tuba. A maior parte foi gravada na sessão do dia quatro, que durou de quatro da tarde às quatro e meia da manhã. No dia seguinte, Paul gravou baixo e guitarra. Na sessão do dia quatro, foram gravados também os sopros de outra música de Paul, “Honey pie”. Martha era a cadela pastor de Paul, que morava no mesmo bairro da gravadora EMI, St. John’s Wood, e ele de vez em quando a levava para passear. Um grupo de fãs que fazia plantão diante de sua casa às vezes recebia o privilégio de levar Martha para passear. Paul também sentava na janela de noite com o violão e cantava para elas, assim reza a lenda. Apesar do nome, a letra não é sobre a cadela, mas sobre um caso de amor complicado, a menos que alguém ache que versos como “eu e você fomos feitos um para o outro, garota boba” se referem à cadela. O arranjo de cordas e sopros é de George Martin. Paul costumava passar para ele de boca o que queria e Martin orquestrava. Na mixagem, o piano fica no canal esquerdo junto com cordas e palmas. No canal direito, estão os sopros e baixo. A bateria está no meio e a voz, no direito para o esquerdo.

“I’m so tired” (John Lennon) – John compôs esta música na Índia, numa referência ao seu cansaço com tanto estudo e meditação no ashram do Maharishi Mahesh Yogi. Ela se conecta diretamente com “I’m only sleeping”, do LP “Revolver”, pela semelhança do tema. Naquela, John pede que não o acordem porque está ferrado no sono. Em “I’m so tired”, ele tenta combater a insônia com um drinque e um cigarro e, de quebra, xinga Sir Walter Raleigh, o cara que introduziu o tabaco na Inglaterra, de “babaca”. No final da canção John murmura “Monsieur, monsieur, what about another one?”

A gravação foi feita num único dia, 8 de outubro, com John na voz, violão guitarra e órgão. Paul tocou baixo, piano elétrico e fez vocal, George guitarra e Ringo bateria. A sessão durou de quatro da tarde às oito da manhã com os quatro trabalhando também em “The continuing story of Bungalow Bill”, de John, e na balada “Long long long”, de George. Na mixagem, voz, vocal e órgão no meio, guitarras à direita e bateria da esquerda para a direita (não é pan).

“Blackbird” – Paul McCartney – Paul compôs esta música na Índia e a inspiração foi um acordar com o canto de pássaros antes do dia raiar. O músico usou a imagem do pássaro negro, um melro, para se referir às experiências que estava tendo com o guru indiano. “Melro...pegue estas asas quebradas e aprenda a voar/ Você esperou por este momento toda a sua vida”. E “Melro...pegue estes olhos encovados e aprenda a ver/ Em toda sua vida você estava apenas esperando este momento para ser livre”. Paul gravou em 11 de junho, sozinho, em Abbey Road, com violão Martin D-28 e voz , com uma afinação em ré das duas cordas mi com execução dedilhada. Apesar de simples, Paul gravou 32 takes, 11 deles completos. O canto do pássaro na faixa veio do volume sete da biblioteca de efeitos de Abbey Road: “Pássaros de pena”. A mixagem pôs um clique (metrônomo) marcando no canal esquerdo como se fosse percussão e o restante no meio. Paul trabalhou no estúdio dois de 18h30 a 0h15, enquanto John trabalhava nos efeitos de “Revolution 9” no estúdio três de 19h às 22h15.

“Piggies” – George Harrison – Canção de George que ecoa “Animal Farm” ("A revolução dos bichos"), de George Orwell, em que os porcos dominam os demais animais com o mote de que todos são iguais, mas uns são mais iguais do que outros, o que se encaixa perfeitamente no conceito ocidental de democracia. A letra fala de porcos pequenos que apenas têm a lama para chafurdar e dos grandes porcos acima deles, sempre com roupas limpas, que saem com as esposas para jantar e comem bacon, dos porcos pequenos, supõe-se.

A canção tem um arranjo barroco com quatro violinos, duas violas e dois cellos. O co-produtor Chris Tomas, que dirigia as sessões na ausência de George Martin, tocou cravo. Paul tocou baixo, Ringo bateria e John fez os loops de fita com os roncos dos porcos usando o volume 35 da biblioteca de áudios: “Animais e abelhas”. George gravou a voz com dobra em alguns pedaços e distorção. O engenheiro Ken Townshend explica como conseguiu o efeito: “Passamos o sinal do microfone por filtro de câmara de eco muito agudo que cortou tudo acima e abaixo do nível de três kilohertz, criando uma faixa de som bem estreita”. Na mixagem, o trecho em que Paul imita o ronco de um porco fica no canal esquerdo com baixo e pandeiro. A voz de George está no meio com dobras que vão para o canal direito. Violinos e cravo estão no meio, com cellos à direita. O loop dos porcos à direita.

George contou com ajuda de Lennon, autor do verso “clutching forks and knives to eat their bacon” (“Empunhando facas e garfos para comer seu bacon”) e sua mãe, Louise, fez o verso “What they need is a damn good whacking” (o que eles precisam é de uma boa surra”). A canção foi interpretada como sendo contra a polícia porque pigs é uma gíria para policiais. Charles Manson, o líder de uma seita que trucidou quatro pessoas numa mansão da Califórnia se disse inspirado pela canção “Helter Skelter”, deste álbum, e escreveu “morte aos porcos” na porta, uma referência, ao que parece, à música de George. Uma de suas vítimas foi a atriz Sharon Tate, oito meses e meio grávida do marido, o cineasta Roman Polanski, e três amigos, dois homens e uma mulher.

“Rocky Raccoon” – Paul McCartney – Canção com relato cômico de Paul sobre um caubói chamado Rocky Raccoon que vivia nos morros do estado de Dakota. A mulher dele, Magill, foge com um tal de Dan, ele vai atrás para lavar a honra, encontra os dois mas Dan é mais rápido e atira nele. Paul fez parte da letra no estúdio. Gravada numa única sessão no dia 15 de agosto, das 19h às três da manhã, com Paul na voz e violão, John no vocal, gaita, harmonium e baixo, George no vocal e Ringo na bateria. O produtor George Martin gravou o solo com um piano de armário. Na mixagem, a voz está no meio, no canal direito estão violão, gaita, vocal e o solo de piano. A bateria e o baixo à esquerda. Alguns versos deixados de lado: “roll up his sleeves on the sideboard”; “roll over Rock...he said oh, it’s OK doc, it’s just a scratch and I’ll be OK when I get home” “This hear is the story of a boy living in Minnesota”.

“Don’t pass me by” – Ringo Starr – O baterista da banda sempre tentou fazer músicas, mas quando mostrava aos outros, eles caíam na gargalhada porque ele apresentava músicas que já existiam. Este country levou cinco anos para ficar pronto, uma canção de amor com versos pueris. Levou quatro sessões, em cinco e seis de junho e 12 e 22 de julho, com Ringo na voz, bateria, sineta, piano, Paul ao piano e baixo e Jack Fallon ao violino. Fallion era empresário de shows e músico e contratou os Beatles para alguns shows no começo da carreira deles. John e George não participaram da gravação. Na mixagem, os teclados e a voz estão no meio, o baixo à direita com o violino e a bateria à esquerda.

“Why don't we do it in the road?” – Paul McCartney - Um blues de verso único com apenas um minuto e 40 segundos gravado por Paul e Ringo em duas sessões nos dias nove e 10 de outubro, na reta final do álbum branco, no estúdio um. Paul tocou violão, guitarra, baixo e bateu palmas, Ringo tocou bateria e bateu palmas. Paul usa todos os seus recursos vocais nesta faixa, indo do gutural ao falsete num sonoridade bem crua. John adorou e ficou chateado por não ter sido convidado a participar quando Paul gravou as bases no dia nove. John e George estavam acompanhando mixagens em outro estúdio. Na mixagem, piano e guitarra à direita, baixo à esquerda e o restante no meio.

“I will” – Paul McCartney – Outra das belas baladas de Paul como “And I love her”, “Here, there and everywhere”, “For noone”, “Yesterday”, entre outras. Letra boba do tipo ''eu te amo e você sabe que vou te esperar", com um arranjo e interpretação tocantes, foi gravada em duas sessões, em 16 e 17 de setembro, com Paul na voz e violões, John na percussão e Ringo nas maracas, címbalos e bongôs. A canção exigiu nada menos que 67 takes até que Paul ficasse satisfeito com o take 65 na sessão que durou de sete da noite às três da manhã. No dia 17, Paul gravou um “baixo de boca” que pode ser ouvido melhor com fone de ouvido no canal direito e gravou vocais. O solo de violão está à direita , a percussão à esquerda, voz e vocal no meio.


John, aos 9 anos, com Julia

“Julia” - John Lennon – Homenagem de John à sua mãe, Julia Stanley, que cuidou dele apenas nos primeiros quatro anos, passando a responsabilidade à irmã Mary, ou melhor, a Tia Mimi, que criou John. Julia prezava sua liberdade, via John apenas ocasionalmente, mas ele sempre a adorou. Os dois foram mais próximos na juventude de John, quando ele formou os Quarrymen, a banda à qual se agregariam Paul e George. Julia morreu atropelada em 15 de julho de 1958, quando John tinha 17 anos, e ele sempre demonstrou um trauma em relação ao abandono. Na canção “Mother”, de sua carreira solo, ele canta “mãe, você me teve, mas eu nunca tive você”. “Julia” é uma canção de amor para a mãe e também cita Yoko Ono no verso “ocean child calls me”: Yoko significa “criança do oceano” em japonês. Os psicólogos de plantão interpretam que Yoko finalmente preenchera o vazio que ele sentiu com a morte da mãe, a quem amava muito. Julia fazia o papel de amiga e o encorajava criativamente e sua morte, segundo os supracitados, o levou a adotar uma postura rebelde e a tratar mal as mulheres até conhecer Yoko. John gravou sozinho cantando e tocando violão duas vezes e estas duas versões foram superpostas no estéreo, o que dá um efeito quando ele canta “Julia”. Esta canção foi a última a ser gravada para o álbum branco, em 13 de outubro, e encerra o lado dois.






1969 - Abbey Road



1969 - Yellow Submarine



1970 - Let It Be



1988 - Past Master (Volume One)




1988 - Past Master (Volume Two)



1994 - Live at The BBC

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